quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Relatório

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO

01. Importante: um relatório deve ser feito de tal modo que qualquer pessoa que o leia, possa entender a experiência realizada e suas implicações.

02. Cuidado: a falta de qualquer um dos itens no relatório, significa relatório não feito, pois o relato fica de tal forma que o item 1 deste aviso não poderá acontecer.

03. Seqüência correta do relatório:

Título da experiência

Objetivos da experiência (o que se quer estudar, obter ou determinar com a experiência)

Resultados

Discussão

Conclusão

Bibliografia (se houver)

04. No item Resultados deve aparecer as observações feitas (mudança de cores, formação de substâncias, liberação ou absorção de calor, etc.), dados determinados com a experiência (volume, temperatura, etc.), gráficos e cálculos (se houver).

05. No item Discussão deve-se, obviamente, discutir os resultados e implicações da experiência. NÃO pode ser restrito, simplesmente, ao pouco conhecimento que se tem sobre eles e muito menos aos "achismos" (Eu acho que...). Aqui devem ser discutidos: os porquês de tal fenômeno ter acontecido; se os resultados são os esperados ou não; se a experiência não foi bem sucedida, o que pode ter acontecido que justifique a falta de sucesso; etc. Ainda nesse item devem constar as respostas das questões propostas nas fichas de laboratório, não como um questionário mas sob a forma de um texto lógico que as contenha.

06. O relatório termina com a Conclusão (o que você conclui - não o que constata) da experiência. Portanto, além da bibliografia consultada, quando houver, nada mais pode ser escrito.

07. Relatório em grupo não é a junção de partes isoladas (feitas individualmente) e grampeadas para a entrega.

08. O relatório deve ser entregue grampeado em folha de bloco (pelo menos a primeira página). Não esqueça de colocar os nomes e números (primeira página) dos componentes do grupo.

09. Não copie, total ou parcialmente, relatórios de outros grupos. Caso este tipo de procedimento seja percebido, o relatório dos grupos envolvidos não serão considerados.

10. Leia com atenção as observações (e/ou pontos de interrogação indicativos de que algo está incorreto ou incoerente) feitas na correção do relatório para não repetir os erros.

1 comentário:

Miguel Vieira disse...

Para os alunos 10º C e 10º D, a organização do relatório que sugeri continua a ser a mesma. Como vos disse na aula, diferentes professores, escolas ou universidades, têm sugestões diferentes de como elaborar um relatório.