quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Tabela Periódica












Estrutura da Tabela Periódica
A tabela periódica relaciona os elementos em linhas chamadas períodos e colunas chamadas grupos ou famílias, em ordem crescente de seus números atómicos.

Períodos
Os elementos de um mesmo período têm o mesmo número de camadas eletrónicas, que corresponde ao número do período.Existem sete períodos, cada um correspondendo a uma das camadas eletrónicas da nuvem-electrónica.

Os períodos são:


(1ª) Camada K
(2ª) Camada L
(3ª) Camada M
(4ª) Camada N
(5ª) Camada O
(6ª) Camada P
(7ª) Camada Q

Grupos
Antigamente, chamavam-se "famílias". Os elementos do mesmo grupo têm o mesmo número de eletrões na camada de valência (camada mais externa). Assim, os elementos do mesmo grupo possuem comportamento químico semelhante. Existem 18 grupos sendo que o elemento químico hidrogénio é o único que não se enquadra em nenhuma família e está localizado na sua posição apenas por ter número atómico igual a 1, isto é, como tem apenas um eletrão na última camada, foi colocado no Grupo 1, mesmo sem ser um metal.


Classificações dos Elementos
Dentro da Tabela Periódica, os elementos químicos também podem ser classificados em conjuntos, chamados de séries químicas, de acordo com sua configuração eletrônica:

Elementos representativos: pertencentes aos grupos 1, 2 e dos grupos de 13 a 17.
Elementos (ou metais) de transição: pertencentes aos grupos de 3 a 12.
Elementos (ou metais) de transição interna: pertencentes às séries dos lantanídeos e dos actinídeos.
Gases nobres: pertencentes ao grupo 18.

Além disso, podem ser classificados de acordo com suas propriedades físicas em:

Metal
Não-metal ou ametais
Gás nobre
Semimetal ou metalóide (este termo já não é usado pela Iupac, e os elementos que faziam parte desse grupo foram distribuídos entre os Metais e os Ametais).

Sem comentários: